Evernote em todo o lado

O primeiro texto sobre o Evernote [Evernote, um instrumento de trabalho intelectual] pretendeu ser uma introdução ao universo imenso deste software: abertura de conta; criação de bloco de notas; criação de uma nota nova; inserção de uma imagem… Tudo feito no sítio Web da empresa, necessariamente com ligação à Internet. Mas pode trabalhar-se no computador, totalmente offline: a aplicação cliente (digamos, o programa Evernote) é suficientemente poderosa e completa para administrar todas as notas e blocos de notas. Basta instalá-la, em breves minutos: vamos a isso (não se limite a ler o que se segue: execute-o)?

 

memória de elefante

  • Descarregamos o software de instalação, do sítio Web do Evernote (a opção de descarga, de acordo com o sistema operativo utilizado, é automaticamente detetada);
  • Utilizadores Windows: descarregado o ficheiro executável, executa-se, com duplo clique… e instala-se. 😉 (querendo, durante o processo, pode alterar-se a pasta de instalação do Evernote)…. e, no fim, clicamos em Concluído.
  • Inicia-se o Evernote, como se faz com qualquer outro programa.
  • A primeira vez, na janela inicial é bem provável que se abra a opção Crie uma conta gratuita; como já a criámos (ver texto anterior), escolhemos a opção Já tem uma conta (procure-a ao fundo da janela, à direita) e iniciamos sessão com o email/nome de utilizador e password (tomou nota, quando criou a conta?). Faça-o ligado à Internet, para haver autenticação da conta e sincronização do conteúdo: agora terá, também no computador, o que antes só tinha na Internet.
  • Como funciona a sincronização de conteúdos? Uso a explicação da própria empresa: ainda que funcione offline, o verdadeiro poder do Evernote está na sua capacidade de sincronizar todas as notas na Web. Isso permite criar e  procurar notas a partir de qualquer computador, explorador web ou telefone móvel.
    Quer dizer que, por exemplo, se pode captar uma receita de pão de milho da Web no computador Mac; lê-la no smartphone, quando se está no supermercado a comprar os ingredientes; e procurá-la em casa de um amigo a partir do seu PC com Windows, para preparar o pão para o cozer no forno.
    O Evernote atualiza constantemente, na Web, todas as notas com as versões mais recentes, de modo a termos sempre a informação correta em todos os computadores e dispositivos, onde quer que nos encontremos. Todas as aplicações do Evernote (no computador, no tablet, no smartphone,…) estão em contacto permanente com o Evernote na Web: cada vez que se cria ou se modifica uma nota em qualquer dispositivo com o Evernote, a nota carrega-se na Web, de onde todos os restantes dispositivos a descarregarão quando forem sincronizados.
  • Há vários menus, na barra ao cimo da página do programa. Para as operações mais comuns, pode-se clicar
    • com o botão direito do rato em Blocos de Notas (ver coluna da esquerda) para Criar um novo Bloco de notas; no nome de um determinado Bloco de notas para o eliminar, dar outro nome,…
    • com o botão direito do rato num espaço em branco da coluna central para criar uma Nova nota (selecione primeiro o bloco de notas onde pretende criá-la) ou eliminar/imprimir/copiar/mover/…. uma nota…
    • com o botão esquerdo do rato no conteúdo de uma nota, para a editar.

A instalação do Evernote nos dispositivos móveis (tablet, smartphone,…) faz-se como a qualquer outra aplicação. Por exemplo, em Android, acede ao Google Play, procura por Evernote… e instala.

*****

  • No terceiro texto desta série, apresentarei outras potencialidades do Evernote. Por exemplo, como captar, muito facilmente, uma página inteira da Web para uma nota. Mas permito-me recordar-lhe que só se começa a “apanhar o gosto” por estas “coisas” usando-as: pense em como pode usar o Evernote na sua vida diária e partilhe connosco as suas experiências. A minha última “ideia”: uso o Evernote para registar um sumário/resumo das revistas que compro ou leio (na Biblioteca Municipal, por exemplo) ou descarrego da Internet: cada título de revista tem um bloco de notas e, dentro de cada bloco, cada número de revista tem uma nota diferente.
  • O Evernote pode pesquisar em notas manuscritas. Saiba mais pormenores no texto O Evernote e as notas manuscritas.

 

2 thoughts on “Evernote em todo o lado”

  1. Olá,

    obrigada por esta tua contínua partilha de novos recursos e soluções.
    já tinha lido a informação do primeiro texto sobre o Evernote. Deixo apenas algumas dúvidas que persistem: quais são as vantagens deste suporte relativamente à Dropbox ou ainda ao Onenote?

    p.s. pensa antes de responder que estás a falar (também) com uma pessoa muito “limitada” no acesso a estas possibilidades.

  2. Obrigado, Teresa, pelo teu comentário.

    O Evernote cumpre objetivos diferentes da Dropbox. Imaginando uma gaveta com blocos de notas, a Dropbox seria a gaveta e o Evernote, os blocos de notas. Bem… a comparação não é totalmente feliz, porque as notas criadas pelo Evernote são guardadas nele próprio (que, portanto, também é gaveta). Mas a Dropbox é essencialmente um sítio onde tu guardas ficheiros, para os recuperar e/ou partilhar.

    Já o Onenote, como se adivinha pelo próprio nome, pode ser considerado uma alternativa ao Evernote. É usado sobretudo para projetos colaborativos que integram muita gente e muuuuuuita informação. Para trabalhos mais “normais” (notas de aulas, de trabalho, apontamentos pessoais, trabalhos em pequenos grupos…), o Evernote é uma ferramenta muito potente, que, além disso, está disponível num montão de plataformas (Windows, Android, iOS, com extensões para browsers,….) e tem uma série de aplicações complementares.

    (Uma nota de pé-de-orelha: sendo da Microsoft, o Onenote desenvolve “anti-corpos” nalguns utilizadores. Designadamente, nos que são ferrenhamente anti-empresa-de-Bill-Gates).

    Já agora… Seria estranho que a Google não tivesse uma ferramenta alternativa. Pois tem: é o Keep. O Keep tem, sobre os dois concorrentes, a vantagem de ser (totalmente) grátis: o Onenote, enquanto parte do Office, é pago; a versão grátis do Evernote tem limitações de “trânsito” mensal. Mas não me parece ter a potência dos outros dois (nb: conheço muito mal o Keep; como se deve ter notado, sou fã do Evernote 😉 )

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top