Hotel Gaylord’s

Em Por quem os sinos dobram, uma das obras mais conhecidas do escritor estadounidense Ernest Hemingway, fazem-se algumas referências a um hotel madrileno, quartel geral dos russos em Madrid (durante a Guerra Civil espanhola, o cenário do referido livro): o hotel Gaylord‘s, uma das obras emblemáticas do estilo arquitetónico denominado racionalismo madrileno dos anos 30 do século XX.

Hotel Gaylord

As múltiplas referências que lhe faz um dos personagens principais do romance, o americano Robert Jordan (recordações do próprio Hemingway?) despertaram-me a curiosidade pela história do hotel. A página Hotel Gaylord’s, el hotel de los espías (de onde é copiada a imagem que ilustra este texto) faz uma breve síntese dessa história, que termina nos anos sessenta do século XX.

Hotel Gaylord’s, o hotel Michelin dos espias

É assim que o designa este artigo.

Inaugurado em 1931, este estabelecimento nasceu como a versão espanhola de um edifício de apartamentos exclusivo e muito famoso nos Estados Unidos. O Gaylord original fica em Wilshire Boulevard em Los Angeles, Califórnia; está lá desde 1924 como residência de ricos e famosos.

Antes da Guerra Civil, o Gaylord’s era palco de banquetes, receções de casamento e saraus da alta sociedade madrilena. A qualidade da sua oferta gastronómica foi recompensada em 1936 com duas estrelas Michelin. Segundo descreveu Hemingway em Por Quem os Sinos Dobram, a sua cozinha não sofreu muito durante o cerco de Madrid. Era aí que Jordan desejava ir “jantar com Karkov e comer bem e beber boa cerveja e saber como ia realmente a guerra” (Ernest HEMINGWAY. Por quem os sinos dobram. Lisboa: Livros do Brasil, [s.d.], p. 221).

Também um sítio cheio de intrigas e boatos e conversas cínicas. Talvez por isso Jordan duvide de que a sua amante cigana Maria, símbolo da simplicidade e da pureza, possa ser levada ao Gaylord’s

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top