Nicolau Copérnico e o Heliocentrismo

Copernico

A 19 de fevereiro de 1473, nasceu Nicolau Copérnico (morto a 24 de maio de 1543). Um astrónomo e matemático polaco, com importância para a ciência e para a própria filosofia (designadamente, para a filosofia da ciência).

As insuficiências do sistema astronómico de Ptolomeu levaram-no a elaborar uma nova teoria do movimento dos planetas, passando do geocentrismo para o heliocentrismo. Permaneceu fiel ao movimento circular dos planetas, mas propôs uma nova “visão” do Universo: embora concebendo este como esférico e fechado, sugeriu que os planetas e a Terra poderiam estar em movimento em torno do Sol.

Embora não fosse uma conceção tão revolucionária como a de Nicolau de Cusa (1401-1464) — que propunha um Universo infinito sem fronteira, sem centro e sem ponto de referência — o heliocentrismo esteve na origem da revolução científica do século XVII.  Essa teoria, exposta no livro De revolutionibus orbium coelestium libri sex, foi elaborada antes, mas, por temer uma reação negativa dos teólogos, a obra foi publicada apenas alguns dias antes da sua morte.

Copérnico apenas dispunha de observações dos astros a olho nu, pelo que não teve possibilidade de demonstrar a sua hipótese. As provas que faltaram a Copérnico viriam a ser fornecidas por Kepler e Galileu.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top