Peço que observe as duas imagens colocadas abaixo. Como facilmente se adivinha, a primeira é a original e a muita profundidade de campo (se precisar, expliquei aqui o que é isso) acentua o fundo e distrai a atenção daquilo que é mais importante: o sujeito mascarado. Por isso, decidi reduzir essa profundidade, utilizando um recurso do Photoshop, o Lens Blur (Desfoque de Lente): o que é necessário é desfocar o fundo, depois de o ter selecionado (assim, o desfoque não afeta o sujeito principal). O resultado pode apreciar-se na segunda imagem.
Descreverei, de seguida, o processo — que se inicia com a abertura da imagem, claro.
Criar área de seleção
- Duplique a camada, para manter a camada original sem alterações: menu Camada » Duplicar camada.
- Na caixa de ferramentas, à esquerda, selecionar Ferramenta Seleção Rápida (ver imagem anterior).
- (Se a ferramenta não estiver visível, mantenha a ferramenta Varinha Mágica pressionada .)
- (Usaremos a ferramenta Seleção Rápida para “pintar” rapidamente uma seleção usando uma ponta de pincel redonda ajustável. Conforme arrastamos, a seleção expande-se para fora e automaticamente encontra e segue arestas definidas na imagem).
- Na barra das opções da Ferramenta Seleção Rápida (ao cimo da janela, logo abaixo da barra dos menus), clique no menu pop-up (no triângulo) e digite (ou mova o controlo deslizante)
- o tamanho da ponta do pincel (usei 17px),
- a rigidez (usei 100%)
- e o espaçamento (usei 1%).
- Deixe selecionado Melhorar Automaticamente. Isso reduzirá a aspereza e a obstrução nos limites da seleção: a seleção flui automaticamente em direção às arestas da imagem.
- Dos três pincéis à esquerda do menu pop-up anterior, selecione o pincel/modo que tem sinal + (ver imagem anterior).
- Verifique se a ferramenta de seleção rápida continua selecionada e pinte dentro da zona a selecionar, no caso, o sujeito principal.
- A seleção aumenta conforme vai pintando. Conforme se pinta próximo das arestas de uma forma, a área de seleção aumenta para seguir os contornos da aresta da forma.
- Se parar de arrastar e depois clicar ou arrastar em uma área próxima, a seleção crescerá para incluir a nova área.
- Tenha em conta que está a selecionar as zonas que ficarão focadas.
- Verifique se todas estão selecionadas. Se não, “pinte” as que faltam.
- Verifique também se selecionou zonas que não devia; neste caso, retire-as a seleção: clique no pincel que tem o sinal – (o pincel Subtrair da seleção, na barra das opções da Ferramenta Seleção Rápida, ao cimo da janela, logo abaixo da barra dos menus) e pinte as zonas em questão, para subtrair essa seleção.
- Verifique “globalmente” se toda a seleção está correta (se tiver a certeza, pode saltar este ponto)
- “esconda” a camada inferior, clicando no ícone do olho situado à esquerda da linha respetiva no painel das camadas (como explico aqui);
- depois apague (temporariamente) o que selecionou na camada superior (tecla Delete). Verifique: o que se apagou é tudo o que no final vai ficar focado? e só apagou o que vai ficar focado? Se alguma das respostas não foi sim, então aperfeiçoe a seleção;
- desfaça o que apagou, para repor a imagem e continuar o trabalho: Ctrl+Alt+Z (tantas vezes quantas as necessárias para chegar ao ponto em que a seleção está toda terminada);
- torne visível a camada inferior, que escondeu antes: clique novamente no ícone do olho.
- Na barra de menus, escolha Selecionar » Modificar > Suavização.
- Na caixa Suavizar Seleção, escreva o raio da amostra (eu optei por 2 px).
- (Qual o efeito desta escolha? A Adobe explica: para cada pixel na seleção, o Photoshop examina os pixels ao redor, conforme a distância especificada na configuração de raio. Se mais da metade dos pixels adjacentes for selecionada, o pixel permanecerá na seleção e os pixels não selecionados ao redor serão adicionados a ela. Se menos da metade dos pixels adjacentes for selecionada, o pixel será removido da seleção. O efeito geral é reduzir os fragmentos e suavizar os vértices e as linhas irregulares na seleção).
- No caso presente, criar-se-á uma transição suave entre o sujeito principal e o fundo.
- Concluída a seleção, repare: o que está selecionado é o objeto principal, mas o que queremos desfocar é o resto;
- por isso, vamos inverter a seleção: menu Selecionar » Inverter.
Selecionado o fundo, vamos desfocar a área selecionada, usando…
…o desfoque de lente:
- Desfoque a parte selecionada (o fundo):
- menu Filtro » Desfoque » Desfoque de Lente;
- Na caixa de diálogo de Desfoque de Lente, do lado direito da tela, escolha um valor para Raio (quanto maior for esse valor, maior será o desfoque); como eu queria muito pouca profundidade de campo, optei por 100 (mas para a maioria das situações esse há de ser um valor exagerado; experimente diferentes valores e veja na imagem o efeito).
- Clique em OK.
- Pressione simultaneamente Ctrl+D (ou menu Selecionar » Cancelar Seleção) para desfazer a seleção.
- A imagem final tem o fundo mais desfocado, portanto, menor profundidade de campo; portanto, o sujeito principal está com mais destaque, como pretendíamos.
*****
||| Já tratei este tema, de um modo ligeiramente diferente, no texto Imagens: alterar cor e desfocar seletivamente.
||| O texto Prioridade à abertura, um modo criativo de fotografar tem elementos para enquadrar este tema da profundidade de campo.
||| Um “tutorial” semelhante a este: Aprenda a desfocar o fundo de uma imagem no Photoshop.
||| Por favor, partilhe o seu saber sobre o assunto (ou as suas dúvidas ou críticas ao texto): use a caixa de comentários para o efeito.