Construir capa do Facebook com GIMP

Imagem 1: Capa para o Facebook
Imagem 1: Capa para o Facebook

O que se pretende

A capa do Facebook é apresentada com 851 píxeis de largura por 315 píxeis de altura (em computadores; e com 640 píxeis de largura por 360 píxeis de altura em smartphones). Tenho uma foto com 1280 x 720 píxeis e gostaria de fazer uma capa com ela: haverá que redimensionar a imagem, de modo a ter as medidas oficiais. Bem sei que no próprio Facebook se ajusta a fotografia de modo a aparecer na capa apenas a parte que eu quero; mas nem sempre esse ajuste corresponde exatamente àquilo que se pretende. Ou seja, prefiro carregar uma imagem de capa com as dimensões ajustadas a 851 x 315, no género da Imagem 1 (clique nela, para a ver maior).

Vamos fazer assim:

Utilizaremos o GIMP, o editor de imagens gratuito e de código aberto: (talvez) mais conhecido (uma ótima alternativa ao caríssimo Photoshop). Os exercícios estão pensados como forma de iniciação ao programa. Se não o tem instalado, descarregue-o daqui (escolha o seu sistema operativo) e instale-o.

GIMP
Imagem 2: o ambiente de trabalho do GIMP
  • Abra o Gimp. Se é a primeira vez que trabalha com ele, familiarize-se com o seu ambiente de trabalho e adapte-o (vá-o adaptando) ao seu gosto e facilidade de trabalho.
    • Para o nosso trabalho, precisaremos da janela principal (o retângulo grande, com menus, onde é trabalhada qualquer imagem). Se clicar na linha do fundo com o botão esquerdo do rato e o mantiver premido, enquanto o arrasta para baixo, poderá aumentar (ou diminuir, em sentido inverso) o tamanho da janela. O mesmo poderá fazer com as margens direita e esquerda. A janela move-se como as janelas de outros programas: segurando o botão esquerdo do rato na margem superior, enquanto a arrasta.
    • Além dessa janela, necessitaremos de uma aba indispensável na (quase) totalidade dos casos em que usemos o Gimp: a caixa de ferramentas (ver imagem. Com as ferramentas do Gimp: a de seleção, o balde de tinta, a de texto, a borracha, etc). Se não estiver visível, faça-a aparecer no menu Janelas > (Nova) Caixa de ferramentas. Pode aumentar ou diminuir esta caixa ou arrastá-la pelos processos antes descritos para a janela principal. Querendo fechá-la, clique no x, na barra superior (como faz com as janelas de outros programas).
    • Outra aba de que nos socorreremos: Camadas. Faça-a aparecer, se não está visível, no menu Janelas > Diálogos acopláveis > Camadas.
    • Agora, que já tem as três janelas abertas, organize-as de um modo que lhe pareça funcional: redimensione-as, mova-as de sítio,… Penso que o mais normal é a janela principal ocupar o maior espaço horizontal e as abas ficarem uma de cada lado (mas o utilizador da imagem 2) preferiu a janela principal do lado esquerdo e as duas abas, do lado direito).
    • A partir da versão 2.8, o Gimp deixa que as três janelas se unam de modo a formarem um todo (é como eu prefiro): veja se gosta da ideia, através do menu Janelas > Modo janela única. Se as preferir separadas, repita Janelas > Modo janela única.
Caixa de ferramentas do GIMP
Imagem 3: a caixa de ferramentas do GIMP
  • Agora, que ajeitou o espaço de trabalho, mãos à obra! Primeiro, criamos uma imagem nova com as dimensões requeridas: menu Ficheiro > Novo. Na janela aberta, escreva os valores: 851 píxeis de largura por 315 píxeis de altura. Ok.
Capa para o Facebook
Imagem 4: a foto para a capa
  • Abra a fotografia que irá redimensionar: menu Ficheiro > Abrir. Procure o ficheiro e clique em Abrir. Neste momento, consciencialize!, tem duas imagens abertas: a que criou no passo anterior e a que abriu agora. Para trabalhar em qualquer uma delas, deve estar selecionada: faça-o com menu Janelas > <clique no nome da imagem pretendida>.
  • Passe para a foto que abriu, se ainda não estiver (recordo: menu Janelas > <no nome da imagem>). O que vamos fazer agora é redimensionar a imagem: menu Imagem > Escalar imagem. Escreva a largura (851), clique em Altura e este valor, escolhido pelo programa para manter a proporcionalidade entre as duas dimensões, talvez (no meu caso, foi assim) ultrapasse a dimensão desejada (recordo: 315). Temos duas hipóteses: ou deixamos assim e a seguir cortamos a imagem em altura (para ficar com 315 píxeis) ou indicamos os 315 píxeis para altura e o programa adapta automaticamente a largura. Porque sim, vamos adotar a segunda opção (experimente depois a primeira): escreva a altura (315), clique em Largura e verá o novo valor: no meu caso, deu-me uma imagem com largura inferior à desejada (mais adiante, veremos como “ultrapassar” isso).
  • Agora vamos sobrepor a foto acabada de redimensionar à imagem nova antes criada (que ainda é uma folha em branco). Para isso, teremos que selecionar a foto, passá-la para a memória do computador (copiar para a chamada área de transferência) e colá-la na imagem nova (é o famoso Copy/paste). Por partes:
    • Selecione a foto: menu Seleção > Toda.
    • Copie-a: menu Editar > Copiar.
    • Escolha a outra imagem (a nova): menu Janelas > <nome do ficheiro>. Atenção: deve estar “ativa” essa imagem, porque é sobre ela que irá atuar a seguir.
    • Não vai colar a foto diretamente na folha em branco, mas numa camada nova.
      Se não tem ideia do que sejam camadas, imagine que a imagem que tem à frente é uma folha em branco e a foto que vai colar é outra, que lhe vai sobrepor; o resultado serão duas folhas sobrepostas (ou, se preferir, duas transparências), em vez de uma só. Qual é a vantagem?  dou-lhe uma: pode mover a foto sem que se mova a outra folha — se colasse a foto diretamente sobre a folha branca, só podia mexer o conjunto das duas (na realidade, seria uma só). (Se não fui claro na explicação, peço que leia este texto e/ou este).
    • Crie uma nova camada: menu Camada > Nova Camada. Dê-lhe um nome sugestivo (por exemplo, foto). Ok. (Repare na aba Camadas: na lista aparece a nova camada)
    • Cole a foto (que, recordo, copiou para a área de transferência) na nova camada: menu Editar > Colar. A camada está flutuante: “prenda-a” com o menu Camada > Ancorar camada.
  • Tem agora uma imagem com duas camadas. Como a foto era menos larga do que a camada de fundo, ficou com duas margens brancas, uma de cada lado. O que faremos a seguir é preencher essas margens com texto e cor.
    • Entenda primeiro o que vai fazer a seguir: se “despejar” um balde de tinta de uma determinada cor na camada de fundo, ela ficará toda dessa cor; mas, com a camada da foto por cima, essa mancha de cor apenas será visível nas partes não cobertas — nas margens brancas.
    • Antes de “despejar” a tinta, escolha uma cor que condiga com a foto: na caixa de ferramentas, clique na ferramenta de seleção de cores (a pipeta, assinalada na Imagem 3 com o número 1).
      Certifique-se de que a camada “ativa” é a foto (veja na aba das camadas; se não for essa, clique na linha dela).
      Depois, com a ferramenta de seleção de cores vá clicando em diferentes locais da foto, até obter uma cor que lhe agrade: à medida que vai clicando, veja a alteração da cor no retângulo das cores da caixa de ferramentas (assinalado na Imagem 3 com o número 5).
    • Quando se tiver decidido pela cor, escolha a ferramenta de preencher (um balde, assinalado na Imagem 3 com o número 4) da caixa de ferramentas.
    • Selecione, na aba das camadas, a camada de fundo. Clique com o ícone do balde na camada de fundo, que deve ter ficado com a cor escolhida.
    • Para mais algum treino, mova a camada da foto para a esquerda, aproximando-a da margem esquerda: volte a selecionar a foto na aba das camadas; clique na ferramenta Mover (identificada na Imagem 3 com o número 2); clique na foto com o botão esquerdo do rato e mantenha-o preso enquanto move a camada (se não tiver ficado extamente no ponto onde queria, com as setas do teclado para-cima/baixo/direita/esquerda ajuste a posição).
  • Na margem direita da imagem, agora maior, escreveremos parte do poema Ironia de Alice Spíndola: Sepulto escombros, / queimo com lenha seca / agonias e desdéns.
    • Clique na ferramenta Texto (identificada na Imagem 3 com o número 3) da caixa de ferramentas (ou use o menu Ferramentas > Texto; ou prima a tecla T).
    • Clique na zona onde quer (que comece) o texto. Por cima do sítio onde clicou, tem as opções de escrita: o tipo de letra, a cor do texto, o alinhamento, etc.: defina-as, de acordo com o seu gosto.
    • Escreva o texto: note, na aba das camadas, a criação de uma nova camada.
    • Pode ser que o texto não tenha ficado exatamente onde queria: mova-o. Clique na já referida ferramenta Mover e arraste o texto. (Atenção: se o texto não se mover, verifique se está a segurar a zona do texto escrito, na camada respetiva — veja na aba das camadas).
  • Agora, que tem o conjunto, “afine-o” a seu gosto: tendo o cuidado de selecionar, na aba das camadas, a camada em que quer intervir, ajuste a posição dos vários elementos gráficos e textuais, a seu gosto.
  • Guarde o trabalho (se ainda o não fez antes — mas deveria ter feito! 😉 ) no formato do GIMP (o nome do ficheiro terá a extensão .xcf). Vai optar por esse formato, para o caso de mais tarde o querer alterar: menu Ficheiro > Guardar. Na nova janela, escolha a localização no disco, o nome do ficheiro (não apague a extensão .xcf),
  • Finalmente, vai guardá-lo noutro formato (o Facebook não aceita o formato do GIMP).
    • Antes disso, entenda a diferença entre o modo como guardou antes o ficheiro (no formato XCF) e o modo como o vai fazer agora.
      formatos de ficheiros que guardam as camadas (por exemplo, o XCF do GIMP. Por isso, salvou antes o trabalho em XCF, para poder abri-lo posteriormente e continuar o trabalho. É recomendável salvar nesse formato sempre que pretendemos retomar o trabalho). Outros formatos para armazenamento de imagem, como PNG e JPG, não armazenam camadas. Por isso, vamos…
    • …juntar as camadas todas numa só: menu Imagem > Aplanar imagem: verifique na aba das camadas que agora só tem uma.
    • Guarde com menu Ficheiro > Exportar. Na nova janela, escolha a localização, o nome e o tipo de ficheiro por extensão (experimente o muito comum jpg,jpeg,jpe, aceite pelo Facebook); na janela seguinte, a qualidade 90 e clique em Exportar (Consciencialize: para guardar no formato do GIMP, usa a opção Guardar do menu Ficheiro; para outros formatos, usa a opção Exportar, do mesmo menu).
  • …e tem a nova capa do Facebook (o ficheiro JPG), prontinha a carregar. Ah! se, ao sair do GIMP, lhe for perguntado se deseja salvar as alterações ao ficheiro XCF, não o faça (descarte as alterações: como juntou as camadas todas, perdê-las-á, se guardar as alterações).

*****

Houve algo que não ficou claro? é necessária mais alguma explicação? deseja acrescentar ou corrigir algo? Por favor, participe, usando a caixa de comentários — os leitores d’O meu Baú, a começar por mim, agradecem.

(Outros) textos d’O meu baú onde é referido o GIMP.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top