Controle o seu mural do Facebook

Facebook

O problema:

Apenas os meus amigos podem publicar no meu mural do Facebook, mas alguns deles enchem-no com “lamechices” e outras “coisas” que preferia que não estivessem lá. Como posso controlar o que outros publicam no meu mural?

Como fazer:

  • No canto superior direito do mural, ao lado de “Página Inicial”, clique no cadeado e escolha “Ver mais definições”.
  • Na página/quadro aberto está aquilo de que precisa. Na coluna da esquerda, selecione “Cronologia e identificação”.
    Na coluna ao lado direito e na secção “Quem pode adicionar coisas à minha cronologia?”, pode definir “Quem pode publicar na tua cronologia”: clique em Editar e opte entre “Apenas eu” ou “Amigos”. Feche, no final.
  • Se optar por “Apenas eu”, ninguém mais (além de si) pode publicar na sua cronologia. A não ser usando um truque: que o identifique numa publicação (por exemplo, numa fotografia/imagem) em outro sítio (na cronologia do próprio, por exemplo).
    Para evitar isso, use “Rever publicações nas quais amigos te identificam antes de estas aparecerem na tua cronologia?”. Edite e escolha “Activada” (qualquer identificação aparecerá na sua cronologia só se for autorizada) ou “Desactivada” (as identificações aparecerão automaticamente na sua cronologia).
  • Na secção “Como posso gerir as identificações que as pessoas adicionam e as sugestões de identificação?” há outras hipóteses de definições. Por exemplo, as pessoas podem identificar-se (ou sugerir identificações) numa publicação do seu mural (uma foto, por exemplo); em “Rever identificações que as pessoas adicionam às tuas próprias publicações antes de estas aparecerem no Facebook?” decida se essas identificações aparecem automaticamente (“Desactivada”) ou apenas se permitidas (“Activada”).
  • Do mesmo modo, é possível escolher “Quando fores identificado numa publicação, quem queres adicionar ao público, que ainda não esteja lá incluído”: “apenas eu” ou os amigos ou pessoas especificadas.

Nota final:

É verdade que deixar o mural aberto pode parecer um convite à invasão da privacidade; mas, ao fechá-lo, não permite a entrada de informações que lhe podem interessar ou pode provocar reações negativas nos seus amigos. Consciente disso, faça o que achar que é melhor.

Tem dúvidas? Ou conhecimentos para partilhar? Por favor, use a caixa dos comentários.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top