Como se pode ler na Wikipédia, Otelo Nuno Romão Saraiva de Carvalho é um ex-militar português. Nascido a 31 de Agosto de 1936, foi um estratega do 25 de Abril.
||| O número 14 da revista Vive la Historia inclui um pequeno dossiê Impérios vencidos, que recorda o top ten dos “grandes personagens que mudaram o rumo da história”; que, “mediante o seu poder militar ou rebeliões corajosas, derrubaram alguns dos impérios mais poderosos ou modificaram para sempre o mundo”. Numa lista que inclui, entre outros, Napoleão e Alexandre Magno ou Pedro o Grande, consta Otelo. Sobre ele se escreve que
“Após participar como capitão nas guerras coloniais em África, Otelo uniu-se aos rebeldes portugueses. Descontente com as reformas militares, converteu-se no principal estratega da Revolução dos Cravos. Chamada assim pelas flores que se colocavam nos canos das armas, pôs fim à ditadura e levou ao fim do Império português, com a libertação de prisioneiros políticos e a independência dos territórios do ultramar”.
E acrescenta-se: “Quando Portugal entrou em bancarrota em 2011, Otelo disse que nunca teria encabeçado a revolução, se houvesse sabido em que se iria converter o país”.
[imagem de Otelo copiada daqui]