A UNESCO estabeleceu que, a partir de 2002, a 3ª quinta-feira do mês de Novembro seria o Dia da Filosofia. Este ano de 2011, amanhã, 17 de Novembro.
Em mensagem a propósito, a Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova, recorda que este Dia repousa na ideia de que a filosofia, o exercício do pensamento crítico e a liberdade de expressão são elementos fundamentais na busca coletiva de respostas duradouras aos reptos da paz e do desenvolvimento.
Mais concretamente, “em 2011, a extraordinária efervescência da Primavera Árabe convida cada um de nós, atores ou espectadores desses acontecimentos, a meditar sobre o sentido da história, a justiça social, a igualdade entre os sexos e as liberdades fundamentais”; sobre “o lugar do homem na natureza”; “sobre sociedades que se encontram em plena maturação”.
Irina Bokova convida depois “a comunidade das ciências humanas no seu conjunto” a “estimular o apetite pela filosofia desde a infância. As iniciativas de praxis filosófica con crianças são muito prometedora e trazem consigo autênticas potencialidades de progresso educativo, pelo que merecem que lhes prestemos grande atenção”.
A mensagem termina com um convite à mobilização de todos “para explorar este potencial transformador que a filosofia encerra”, salientando que “a prática da filosofia é uma dinâmica que beneficia toda a sociedade. Ajuda a estender pontes entre os povos e as culturas e reforça a exigência de uma educação de qualidade para todos. Além disso, convida a respeitar a diversidade cultural, o intercâmbio de opiniões e o aproveitamento coletivo das conquistas científicas — tudo, condição necessária para um debate autêntico”.
Leia ainda:
» atividades a desenvolver, em 2011;
» texto de Aires de Almeida, no blogue Questões básicas, a propósito deste Dia: a Viena dos anos 10-30 do século passado, um Viveiro da Filosofia Contemporânea;
» Como celebrar o Dia da Filosofia? — um texto de Domingos Faria.