O seu computador não anda tão rápido quanto acha que deveria? Uma das causas pode ser a excessiva fragmentação dos ficheiros do disco: se for o caso, desfragmente-o. A lentidão pode ainda ser devida ao número de aplicações que se iniciam quando o Windows arranca e se executam em segundo plano: é aconselhável, pois, uma verificação e uma eventual limpeza.
- Numa primeira fase, comece esses processos por aqui: vá a Iniciar /Painel de Controlo/ Programas e Desinstalar um programa. Identifique algum software que não utilize e desinstale-o.
- O CCleaner dá uma ajuda preciosa, designadamente na limpeza do Registo e na procura de problemas (na realidade, o CCleaner é uma ferramenta muito útil em vários domínios: na remoção de rastos da utilização dos browsers, na limpeza de ficheiros temporários, do histórico, dos cookies, etc., etc.).
- Para análise e limpeza do tal software que arranca com o WIndows e se mantém em execução em segundo plano, o CCleaner também serve. Mas o Autoruns (da Microsoft) é mais completo. É grátis, muito leve e funciona sem instalação. Descarregue daqui a versão 11.42. Execute-o e use os vários separadores da parte superior para encontrar software supérfluo (e até software malicioso). Preste particular atenção à coluna Publisher, que refere a empresa responsável pelo programa: suspeite dos casos de ausência de nome ou de um nome que lhe seja estranho — se necessário, procure informação na web.
[ilustração rapinada daqui]