O Ubuntu está na moda. Pela facilidade de utilização. Pela segurança. Pela menor exigência de recursos. Pela frequência das atualizações. Pela liberdade. Pelo preço.
Ficam algumas dicas (em atualização permanente):
- Encontra outras dicas no nosso verbete Ubuntu.
- Tem receio de experimentar o Ubuntu, por poder “estragar” o seu computador? Não tenha! Pode experimentar a partir de um cd ou uma pen, sem fazer qualquer modificação na sua máquina. Veja, aqui, como.
- Depois da instalação, instale, a partir do Centro de Software Ubuntu, o Ubuntu Restricted Extras: ficará com montes de outros plugins e codecs.
- Para diagnóstico do hardware, instale (também do Centro de Software) o Sysinfo. Para “libertar espaço [limpar o sistema: cookies, cache,…] e manter a privacidade”, o BleachBit.
- Se tiver instalados mais do que um sistema operativo, com o Grub Customizer pode alterar algumas configurações do Grub.
- Para saber a versão do Ubuntu instalada:
$ cat /etc/lsb-release
ou
$ cat /etc/issue.net; uname -ar
- O Ubuntu deu origem a uma série de distribuições paralelas. Por exemplo, o Edubuntu está pensado para o ensino, para os alunos e professores: vem com muitas aplicações e jogos utilizáveis na educação.
- Para extrair as imagens de um documento pdf, use o comando Pdfimages, no formato pdfimages <opções> <ficheiro.pdf> <imagens-extraidas>. Vamos supor que o ficheiros pdf tem o nome imagens.pdf e está na pasta documentos. Mude para a pasta (cd ~/documentos). E entre pdfimages -j imagens.pdf imagens — e, verifique na pasta, já está! (quer saber as outras opções? entre pdfimages, simplesmente).