O significado etimológico de “Filosofia”

O sono da razão produz monstros (quadro de Goya – 1746-1828)

A palavra filosofia resulta da união de dois termos gregos: filos (aquele que ama, que gosta de) e sofla (saber, sabedoria). A Filosofia é, portanto, “amor da sabedoria”, “gosto pelo saber”; o filósofo é aquele que procura a sabedoria, que ama o saber, que indaga a verdade das coisas.

Analisando este significado etimológico de filosofia, encontraremos algumas características do modo como devemos filosofar. Vamos salientar duas.

No momento em que surge a palavra “filosofia”, os Gregos não parecem estar divididos sobre o que devia significar a sabedoria. A sabedoria era o atributo dos deuses. Pelo menos, de um certo número deles, e Atena, por exemplo, era a deusa que a simbolizava; a seus pés, os escultores representavam um mocho, ave sagrada, provavelmente porque via no escuro. A sabedoria era o dom de conhecer o desconhecido, o incompreensível e, principalmente, de prever o futuro, o destino. De acordo com a hierarquia mitológica, os deuses renunciavam a uma parcela da sua sabedoria em favor dos oráculos e de outros eleitos. A sabedoria, como todas as outras qualidades humanas, era um presente dos deuses.

Hesitamos em dizer quem tomou primeiro o título de filósofo. Talvez Pitágoras. Segundo conta Diógenes Laerce, tendo Leão, tirano de Flionte, perguntado um dia a Pitágoras quem ele era, este respondeu: um filósofo. Como Leão não conhecia aquele neologismo, Pitágoras explicou-lhe o sentido. Segundo algumas fontes, ele teria dito que a sabedoria é o atributo privilegiado dos deuses; os mortais só podem pretender ser filósofos, isto é, amar a sabedoria. Quer isto dizer que

  1. somos amigos do saber (filos-sophos) e não sábios (sophos: estes, repito, são os deuses); dito de outro modo, a nossa sabedoria é limitada e está (deve estar) em contínua evolução. Por isso, devemos assumir uma atitude de humildade intelectual: ouvindo os outros (para aprender com eles; para contrastar as suas teorias com as nossas; para analisar as razões em que fundamentam as suas teorias…); lendo obras de filósofos consagrados, para compreender as suas teorias e os seus argumentos (compreendê-los bem, antes de os criticar)…;
  2. desde o início, na Grécia, a filosofia identifica-se com a ideia de que a sabedoria não é dom dos deuses, mas pode adquirir-se por um esforço de vontade. Ou seja, quando filosofamos, devemos pensar pela nossa própria cabeça e não limitar-nos a repetir o que outros disseram.
(nb: este texto foi construído a partir de Problemas de História da Filosofia, de Théodore Oizerman)
DESAFIOS:
1. Há quem afirme que é a procura da verdade e não a sua posse que constitui a essência da filosofia.
Pergunto: estará esta afirmação de acordo com o significado etimológico de filosofia? Justifique.
2. Um dogma é uma afirmação ou teoria cujo partidário se recusa a discutir e para a qual não apresenta quaisquer razões sólidas. Por exemplo; quem defende que os animais não têm direitos porque são animais, e se recusa a discutir o tema, está a afirmar um dogma. (Dicionário Escolar de Filosofia).
Pergunto: a atitude dogmática está de acordo com o significado etimológico de filosofia? Justifique.

7 thoughts on “O significado etimológico de “Filosofia””

  1. Filipa Cardoso 10ºA

    Desafios:
    1- Esta afirmação está de acordo com o significado etimológico da filosofia porque caso nós possuíssemos a verdade não teríamos de a procurar ou de tentar percebe-la.
    2- Não, a atitude dogmática não está de acordo com o significado etimológico da filosofia porque a Filosofia deixa em aberto a sua compreensão e, por isso, não obriga a que as pessoas pensem todas da mesma maneira acerca de um assunto.

  2. Carolina Nº7 10º A

    1. O significado de filosofia é simples: a sabedoria não se possui, procura-se… Por isso o mesmo deve acontecer com a verdade.

    2. Não. A justificação é que os filósofos discutem temas variados, sempre a procura da verdade ou de mais sabedoria.

  3. obrigada por ter me ajudado vocês merecem um prémio muito obrigada mesmo olha eu não sou muito boa em filosofia mas vocês me ajudaram a entender o grande significado do que é filosofia

  4. Oi Eu só queria perguntar se você já tiver algum problemas com hackers?
    Meu último blog (wordpress) foi hackeado e acabei por perder meses de trabalho devido a n backup.
    Tem algum soluções para parar hackers?

  5. Joaquim Nhamire Huo

    – Não, a atitude dogmática não está de acordo com o significado etimológico da filosofia porque a Filosofia deixa em aberto a sua compreensão e, por isso, não obriga a que as pessoas pensem todas da mesma maneira acerca de um assunto
    Quanto à questão de dogma faz-me lembrar o professor Xavier Hererro, que foi o meu professor na faculdade de filosofia de companhia de Jesus no Brasil, Belo-Horizonte e professor na universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG). Ele numa certa aula, ele defendia que o dogma não significava o fechamento, ou a falta da sua explicação, o dogma nesse caso tinha a sua lógica, sua explicação.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top