Máquinas fotográficas reflex acessíveis

aqui dei a conhecer um teste a uma reflex de preço acessível: a Canon EOS 1100D. Esse modelo

(“bem conseguido, apesar de ter falhas”)

é um dos seis que o nº 84 (Abril/2012) da revista O mundo da fotografia digital comparou. Modelos de baixo preço

[ainda que com uma “qualidade de imagem soberba, grande versatilidade e muito mais”. Possivelmente, com melhores prestações do que uma câmara de gama média antiga],

mas com inclusão de dois exemplares mais sofisticados: a Canon EOS D600 e a Nikon D5100. A Nikon lidera o teste comparativo, logo seguida da Canon. Em síntese, os resultados globais

[se quiser mais alguns pormenores, por favor, peça-os, abaixo, em comentário]:

  1. Canon EOS 1100D: Características (Cr): 3/5; Construção (Cn): 3/5; Imagens (Img): 4/5; Qualidade/preço (Q/p): 3/5. Total: 3/5. Bom desempenho na qualidade de imagem, com cores naturais, boa gama dinâmica e baixo ruído com níveis de ISO elevados.
  2. Canon EOS 600D: Cr: 4/5; Cn: 3/5; Img: 4/5; Q/p: 4/5. Total: 4/5. Imagens realistas e com bastante detalhe nas sombras e altas luzes. No entanto, falta-lhes vivacidade e contraste.
  3. Nikon D3100: Cr: 4/5; Cn: 4/5; Img: 4/5; Q/p: 4/5. Total: 4/5. Imagens, logo à partida, vibrantes e com muito detalhe, com muito pouco — ou mesmo nada — para corrigir na pós-produção.
  4. Nikon D5100: Cr: 4/5; Cn: 4/5; Img: 4/5; Q/p: 4/5. Total: 4/5. (Modelo recomendado). Medição precisa, Active  D-Lighting e um desempenho interessante mesmo com ISO elevado. Imagens soberbas.
  5. Pentax K-r: Cr: 4/5; Cn: 4/5; Img: 2/5; Q/p: 3/5. Total: 3/5. Saturação algo fraca e equilíbrio de cores frio. Falta de pequenos detalhes e subexposição em condições de iluminação fraca.
  6. Sony A390: Cr: 2/5; Cn: 3/5; Img: 2/5; Q/p: 3/5. Total: 2/5. Sobre-exposição frequente em condições de muita luz, equilíbrio de brancos irregular e ruído a ISO 3200. Baixo desempenho.

6 thoughts on “Máquinas fotográficas reflex acessíveis”

  1. Já agora, para quem prefere algo mais portátil do que uma DSLR, mas com uma qualidade idêntica a algumas das indicadas acima, sugiro as recentes compactas com objectivas independentes. Entre elas, sugiro a soberba Panasonic Lumix DMC-G3. O preço do kit com objectiva 14-42mm está um pouco acima dos 500 Euros, mas parece que está acima da concorrência.

  2. Sim — embora com a objetiva no lugar passe a ser menos portátil.

    Até mesmo sem objetiva (neste caso, se ser portátil for sinónimo de enfiar no bolso ou algo do género).

    1. Bom, estava a falar de peso, que é mais importante do que se possa pensar. Quem anda quase sempre com máquina fotográfica que o diga. Se o bolso não for pequeno, cabe lá, mas com a objectiva no outro bolso 🙁

      Já agora, vou encomendar ainda hoje o flash da Nissin que sugeriste. Não me ocorria comprar outro que não Nikon, mas as críticas ao Nissin fizeram-me acordar e ver que o SB-900 é só para quem tem mais massa do que eu. Acho que fico bem servido e, se não gostar, deixarei aqui o meu protesto 🙂

  3. Ok.

    Para me defender da (pouco provável) reclamação, chamarei em meu socorro o exército de autores de testes a flashes… 😉

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top