Phablet: o que é isso?

Phablets

A meio caminho entre um telemóvel e um tablet, phablet é a denominação dada a qualquer dispositivo entre cinco e sete polegadas. Oferece uma mistura das funções específicas dos tablet e dos telemóveis.

O ponto de partida dos phablets foi o Samsung Galaxy Note: apesar de ter tido um acolhimento díspar,  este dispositivo de 5,3 polegadas ganhou força e deu lugar a um novo tipo de dispositivo. O mercado asiático é onde mais vende: o Optimus VU da LG vendeu muitíssimo aí e já tem sucessor: o Optimus VU Pro. Huawei anunciou o “gigantesco” Ascend Mate, de 6,1 polegadas, processador de quatro núcleos, bateria de 4050mAh e 32GB de armazenamento interno

[atualização, em outubro/2014: o Galaxy W da Samsung tem um ecrã com 7”].

Ao longo do ano passado, a sua distribuição aumentou exponencialmente e espera-se que aumente ainda mais em 2013, até porque os seus preços estão em queda. Segundo previsão da Barclays, deveria aumentar até aos 143 milhões em 2015. Espera-se, para breve, o lançamento do phablet da Apple.

Alguns dos problemas estão relacionados com as aplicações para smartphone, que, no tipo de tamanho do ecrã, veem-se pixeladas e desproporcionadas.

[texto plagiado de Android Magazine, edição espanhola nº 17]

*****

||| O artigo Tablet ou phablet? Escolha! compara as características dos tabletes e dos phabletes, apresenta critérios para uma boa escolha e uma seleção de modelos de ambos os tipos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top