Início » Tecnologia

Criar ebooks EPUB com o Sigil, um programa da Google

Os livros eletrónicos (ou ebooks) podem ser escritos em vários formatos. O MOBI, por exemplo, lido pelo Kindle, vendido pela Amazon. O formato mais utilizado (por exemplo, no Kobo, vendido em Portugal pela Fnac) é o EPUB (se não sabe, veja aqui o que é isso).

EPUB

Muitos livros, portanto, estão nesse formato; há vários programas para os ler, mas… e se quiser criar o seu próprio (convertendo para esse formato qualquer documento que tenha escrito, a fim de o ler no seu leitor de ebooks)?
Um dos programas que permite criar livros eletrónicos em epub é o SIGIL (da Google).

O SIGIL

  • É de borla, de código aberto e está disponível para Windows, Linux e Mac. Descarregue-o daqui (escolha a versão adequada).
  • Instale-o:
    • para a versão Windows, tem o ficheiro executável;
    • para a versão Linux/Ubuntu, execute:
      sudo add-apt-repository ppa:rgibert/ebook
      sudo apt-get update
      sudo apt-get install sigil
  • O texto original (a converter) está no formato do Microsoft Word (DOC) ou do Open/LibreOffice Writer (ODF)? Utilize esses programas para o gravar no formato HTML (Ficheiro » Guardar como). E avance para os passos seguintes.
    (nb: experimente o mesmo processo para outros ficheiros que não sejam texto ou HTML e que aqueles programas consigam abrir: por exemplo, os ficheiros RTF)
  • O texto original (a converter) é um ficheiro de texto (.txt) ou html?
    • abra o Sigil e escolha o comando File » Open; da pasta onde ele estiver, abra o ficheiro a converter;
    • o Sigil apresenta o conteúdo do livro. Grave o novo ficheiro, no formato EPUB, com o comando File » Save As.

…e já está! Quero dizer, já está um ebook, chamemos-lhe assim, básico. A seguir (querendo. E convém que queira), pode melhorá-lo. Como se explica neste artigo (Aprimorar ebooks EPUB com o Sigil).

Tags:

Um Comentário »

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.