Fotografia: velocidade de obturação

aqui deixei umas notas sobre alguns dos fatores que determinam como será captada uma fotografia: a abertura da objetiva, a velocidade do obturador, a sensibilidade do “rolo” à luz. Agora, gostava de focar a atenção sobre a velocidade do obturador.

 

O obturador

Quando se “dispara a máquina”, uma das coisas que acontecem é abrir-se o obturador. O obturador é uma espécie de cortina que impede que a luz entre “na máquina” e que se abre, quando o disparador é acionado, para deixar entrar a luz [a imagem anterior mostra o obturador aberto, à esquerda, e fechado, à direita].

  • Primeira nota: o tempo durante o qual o obturador está aberto é medido em segundos ou frações de segundo: 1,3”, 1/500, 1/1000… Obviamente, quanto mais tempo estiver aberto, mais luz atinge o filme (nas máquinas de rolo) ou o sensor (nas máquinas digitais)… Dito de outro modo, quanto maior for a velocidade de obturação, menos luz chega ao filme ou sensor. Deste modo, a quantidade de luz que entra a uma velocidade de 1/125 é o dobro da velocidade de 1/250 (não é verdade? a velocidade de 1/125 é duas vezes mais lenta do que a de 1/250).
  • Segunda nota: quanto mais lenta for a velocidade, mais riscos existem de ficar com uma fotografia “tremida” (pense lá porquê! ;-)). Dependerá, naturalmente, da sua capacidade de segurar a máquina com firmeza e do movimento do objeto fotografado: corre mais riscos ao fotografar uma pessoa a mexer-se do que um tronco de uma árvore fixo.

Com velocidades mais lentas do que 1/60, considere a hipótese de usar tripé ou de apoiar a máquina (há muitos sítios que pode utilizar para o efeito: uma parede, o banco de uma igreja,…).

 Velocidade do obturador

  • Terceira nota: uma velocidade baixa dá a sensação de movimento, de “arrasto”. Já viu, certamente, alguma foto noturna como a anterior, em que as luzes dos carros se arrastam ao longo da rua: é uma imagem captada com o obturador aberto durante bastante tempo. De modo semelhante, se captar uma cascata com velocidade baixa, a água parece ficar “leitosa”.

Velocidade do obturador[clique na imagem para a ver melhor/maior]

Repare agora na foto que encabeça estas linhas. São  pedaços de uma árvore fixos no leito de um rio inundado de água em velocidade razoável. Mas a água ficou “arrastada”. Faça o seguinte exercício: essa imagem foi captada com uma velocidade de um destes dois valores: a) 1,3 segundos; b) 1/500. Qual deles terá sido?

  • Quarta nota: uma velocidade alta (o obturador abre e fecha rapidamente) tem como efeito congelar a ação ou o movimento. Por isso, se fizer uma sessão de fotografia de desporto automóvel, terá que usar uma velocidade alta (caso contrário, terá “várias imagens” do mesmo automóvel: a foto ficará “tremida”).

A velocidade de obturação[clique na imagem para a ver melhor/maior]

Proponho outro exercício: compare esta última foto com a anterior. Nesta última, a água não “tem arrasto”, foi captada “num instante”.  Portanto… diga-me: a segunda imagem foi captada com uma velocidade maior ou menor do que a primeira?

||| Se as suas respostas não foram “1,3 segundos” para o primeiro exercício e “a segunda imagem foi captada com uma velocidade maior”, então proponho-lhe que releia este meu texto e me diga se há algo que nele não esteja claro.

||| Já expliquei aqui uma experiência concreta que fiz, onde usei a velocidade de obturação para congelar o movimento. Pratique com a sua máquina: faça “a mesma” fotografia, mas com velocidades diferentes. Para isso, escolha a prioridade à velocidade  Tome nota dos valores e depois compare as imagens… E, se assim entender, partilhe connosco as suas experiências.

 

 

1 thought on “Fotografia: velocidade de obturação”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top