No texto Histograma, procurei mostrar a importância do histograma, quando se quer avaliar uma imagem digital e eventualmente decidir a sua correção.
Usei a foto da imagem 1, que tirei na capela dos ossos, em Évora, para dar um exemplo de uma imagem “baça”, como se adivinha pelo respetivo histograma (imagem 2).
Uma imagem com uma ampla gama de tons deverá incluir tanto áreas escuras como claras, e uma gama entre essas duas. Ora, como se vê pelo histograma, a foto não tem uma distribuição homogénea, sendo composta predominantemente por tons médios, com pico aproximadamente no centro do histograma, sem as zonas mais escuras (ver extremidade esquerda do histograma) e sem as zonas mais claras (ver extremidade esquerda do histograma).
Como corrigir esta situação?
Há vários modos de o fazer
(e vários programas: preferirei o Gimp ao Photoshop, porque, como já disse antes, é potente e grátis).
Utilizarei a ferramenta Levels (Níveis). Através do menu Tools → Color Tools → Levels ou Colors → Levels, abre-se a janela ilustrada na Imagem 3.
Verifique que há três “cursores” triangulares, imediatamente abaixo do histograma: um preto à esquerda, um cinzento ao centro e outro, branco, à direita. Como, na foto original, não temos tons escuros, deslocamos o cursor da esquerda (o indicador dos tons escuros) até à zona onde o histograma possui informação — repare nos valores que se vão alterando, à medida que desloca o cursor.
Faremos agora uma operação idêntica com o cursor direito, deslocando-o para a esquerda até à zona do histograma que contém informação, uma vez que também não temos tons claros. Repare, na janela, nas alterações dos valores, do gráfico-histograma da imagem e da própria imagem.
Clique em OK e avalie as alterações feitas na imagem (o histograma mostra que as tonalidades estão agora consideravelmente mais bem distribuídas).
Parece-me que é evidente que a foto (ver imagem 6) ganhou com as alterações, mas é possível que o leitor ache que ficou escura (e é possível que até eu concorde consigo ;-)).
Para “clarear” a foto, usando a ferramenta Níveis, basta mover o cursor triangular situado no centro do histograma (o cinzento), modificando deste modo os meios tons da imagem. A imagem 7 apresenta o resultado desta modificação do cursor médio até ao valor de 1,30: melhor? pior?
Saiba o meu leitor duas coisas:
1. escrevi acima que há outros modos de corrigir as tonalidades de cor de uma imagem digital; optei pela ferramenta Níveis/Levels porque me parece mais fácil de utilizar do que uma outra (a Curvas: Tools → Color Tools → Curves ou Colors → Curves — que, no entanto, é mais potente), e se obtêm melhores resultados do que com uma terceira (a Brilho-Constraste: Tools → Color Tools → Brightness-Contrast ou Colors → Brightness-Contrast);
2. pretendi apenas uma iniciação à utilização dos Níveis/Levels, uma ferramenta muito mais potente do que pode aqui parecer: permite, por exemplo, trabalhar a imagem por cores (canais) — vermelho, azul, verde…
… temas para eventuais futuros textos.
Saiba ainda que estou muito longe de ser especialista nestas áreas: mais uma razão para o convidar a pronunciar-se sobre o que escrevo: diga que gostou ou contrarie-me ou complete-me ou… Experimente e dê uso ao retângulo dos comentários.