Pode haver várias razões para querer ligar-se ao reMarkable. Por exemplo, copiar para ele modelos (templates) personalizados.
Mostrarei a seguir como ligo o meu reMarkable a um computador Linux (Ubuntu). Se o sistema operativo do seu PC for outro, encontra na Internet ajuda para o ligar, adaptando as instruções que aqui deixo; por exemplo, a página Connect to your reMarkable from a Windows PC. Há processos comuns, designadamente os iniciais.
Para ligar-se ao reMarkable…
…precisa, antes de mais, de saber o seu endereço IP e a palavra-passe de root. É muito simples:
- Ligue o reMarkable.
- Abra o o menu de definições (ver imagem anterior): no canto superior esquerdo (ou no direito, no modo canhoto), toque em Menu (três traços horizontais) e depois Settings.
- Depois, em About e a seguir, Copyrights and licenses.
- Ao fundo, encontra o endereço IP (abaixo da linha “The IP addresses…”) e a palavra-passe para o utilizador root (no final do anterior parágrafo “To do so…”). Copie estes dados.
- Nota: poderá ter dois endereços IP. Nesse caso, use o primeiro com o reMarkable ligado através de USB; o segundo, se estiver ligado através de Wifi.
[Imagem copiada daqui]
Ligação por Wifi
Como se adivinha pelo que antes fica escrito, a ligação entre o reMarkable e o computador pode ser feita por cabo USB ou por Wifi. Aqui, usarei a segunda hipótese (a maior lentidão pode desaconselhá-la na transferência de ficheiros grandes).
Quando o reMarkable está ligado à rede Wifi, a ligação do computador pode ser feita através de SSH. SSH (de Secure Shell) é um protocolo de internet, um dos mais conhecidos e usados para aceder de forma segura a uma máquina remota — é a forma mais comum de aceder a servidores Linux remotos: sim, o reMarkable tem como base o Linux!
Se estiver a utilizar um Mac ou Linux, em princípio terá o comando ssh disponível no terminal.
A forma mais direta do comando é…
- ssh root@endereço-IP (substitua “endereço-IP” pelo IP do reMarkable, que copiou antes)
- Quando solicitada, escreva a palavra-passe (de que tomou nota antes).
- E… é ou não fácil ligar-se ao reMarkable? 😉
Acabou de ligar-se ao reMarkable. E agora?
E agora…
- …é claro que quem decide ligar-se ao reMarkable há de ter outras “coisas” em mente para além da simples ligação. Mas isso… cada qual é que sabe. Transferir ficheiros ou modificar temas e layouts, designadamente, modelos (templates)? Executar comandos ou programas para realizar ajustes ou obter informações do sistema?… Em artigos futuros, explicarei alguns dos meus objetivos.
- …quer sair da sessão ssh? digite: exit