GROOSLAND é um bailado da francesa Maguy Marin (1989), dançado por bailarinos em fatos de formas corporais de pessoas gordas.
Mulheres de um lado, homens do outro. O que começa de uma forma tímida e acanhada depressa adquire um tom brincalhão. Segue-se um pas de deux, onde, lentamente, o homem vai removendo as roupas da mulher: um sapato, depois uma meia, o sutiã, a saia, até que fica apenas em cuecas (cheia de corações vermelhos, note-se). Assim, as suas curvas e todos os contornos do seu corpo obeso são revelados. De repente, a mulher torna- se reservada, pega nas roupas que estão espalhadas pelo chão e afasta-se, deixando o homem sozinho em palco. Finalmente, aparece o elenco na íntegra para o fim da peça; encontram-se agora sem roupa – apenas com o fato do corpo obeso – e executam sequências rápidas que atravessam o palco e que, apesar do volume, dão uma sensação de que estão a voar, na sua simplicidade e naturalidade, acabando por deixar o público com um estado de espírito um tanto leve. (rapinado daqui)
A música é de J. S. Bach (dos seus Concertos Brandburgueses) e o conjunto resulta num espetáculo estranho, de início, mas deslumbrante. É impossível ouvê-lo e ficar indiferente. Com quase toda a certeza, é impossível ouvê-lo e não ficar deliciado. Fica, a seguir, uma gravação que fiz, do canal Mezzo:
Maravilhoso! Quando a dança se combina com o teatro o resultado é sempre mais. Este trabalho é um belíssimo exemplo disso. E como os franceses são mestres!…
Isabel