Já dediquei, há algum tempo, um artigo ao tema da instalação do WordPress num servidor local. Remeto para ele as explicações respeitantes aos conceitos aqui envolvidos: servidor, XAMPP, etc.. Naquele texto, o referente da instalação era o Windows; agora, será o Ubuntu, o sistema operativo do computador em que instalarei o WordPress (Ubuntu 22.04).
As etapas da instalação são indicadas pelos títulos das secções seguintes. Esquematicamente,
- Utilizando o XAMPP, instalar um servidor web (o Apache); um gestor de base de dados (MariaDB); e intérprete de linguagens (PHP).
- Configurar o servidor.
- Instalar o WordPress.
Antes de mais, atualizei o sistema com o comando
- sudo apt update && sudo apt upgrade
Nb: quando aqui indicar um comando, será, obviamente, um comando do Terminal, que se abre com as teclas Ctrl+Alt+T.
Para instalar o XAMPP
…segui este guia. Claro, simples, eficaz.
- Inclui ainda instruções sobre como administrar, verificar e desinstalar o XAMPP…
- … e como verificar se o servidor web está a funcionar.
- Para se certificar de que o serviço MariaDB está a trabalhar, escreva no browser o seguinte endereço (URL): http://localhost/phpmyadmin. Se sim, aparecerá um ecrã neste género:
Notas:
- Aqui (em pt_br) encontra a resposta às dúvidas mais frequentes sobre o XAMPP (FAQ).
- Como observei no meu artigo antes referido, para fazer o que quer que seja, antes do mais, tem de “correr” Apache e MySQL. Pode fazê-lo no painel do XAMPP, como fez antes: clicando nos respetivos Start (para os parar, em Stop).
- Recomendo a reparação de algumas (a maioria) das falhas de segurança do modo explicitado nas FAQ que recomendei antes; faz-se através do comando: sudo /opt/lampp/lampp security.
Criar uma base de dados para o WordPress
Para a criar, usei phpMyAdmin, a ferramenta que administra as bases de dados no servidor local.
- No navegador Web (browser), entrar em http://localhost/phpmyadmin/
- Nota: se tiver algum erro, veja se o servidor Apache e o gestor de base de dados estão a funcionar. Acima, deve ter ficado a saber como se faz. Recordo que se inicia com sudo /opt/lampp/manager-linux-x64.run
- Se efetuou os procedimentos anteriores relativos às falhas de segurança, provavelmente terá de entrar com os dados de utilizador e palavra-passe (de root).
- Na coluna da esquerda da nova janela, tocar em Novo.
- Na coluna da direita, aparecerá o painel de uma nova base de dados. Escolher o nome (para exemplificar, usarei o nome meublogue). Na caixa da direita, escolher a opção utf8_general_ci.
- Tocar o botão Criar… e a base de dados está criada: verifique se está listada na coluna da esquerda.
E, agora, o WordPress!
Vamos lá, então!
- Descarregar a última versão (portuguesa) do WordPress da página oficial. Descompactar o ficheiro obtido.
- Ir para a pasta do XAMPP (pode ser tocando no botão Open Application Folder do XAMPP) — em princípio, será /opt/lampp.
- Ir até htdocs . Mover para esta pasta o ficheiro descarregado e descompactá-lo.
- Criar-se-á uma nova pasta chamada “wordpress”, que tem tudo o que é necessário para a instalação do WordPress.
- A partir do navegador Web, entrar em http://localhost/wordpress/ (a pasta acabada de criar).
- Abre-se uma janela de boas vindas, para começar a instalação e configuração. Tocar em Vamos a isto!
- Na janela seguinte, preencher os campos com a informação adequada: o nome da base de dados antes criada com phpMyAdmin(recorda-se?); o nome de utilizador (criado automaticamente ou escolhido por si, quando criou a base de dados; por exemplo, root); a senha: deixe vazio (a não ser que tenha introduzido uma senha, quando criou a base de dados: neste caso, escreva-a); servidor da base de dados: localhost.
- Tocar em Submeter.
Se obtiver algum “Erro ao estabelecer uma ligação com a base de dados”, verifique se escreveu corretamente todos os dados da base (o nome da base, o utilizador, a palavra-passe). Socorra-se do painel de phpMyAdmin ou dos foruns (deste, por exemplo). - Se tudo correu como deve correr, tocar em Instalar.
Configuração inicial do WordPress…
E vamos à configuração do nosso blogue!
- Agora, é escolher os dados que são pedidos: o título do site/blogue (por exemplo, O meu blogue); o nome do utilizador (por exemplo, admin); a senha (uma forte!)
[recorde estes dados: serão precisos sempre que iniciar sessão]… - …um endereço de email. Eventualmente, selecionar a opção “Desencorajar os motores de pesquisa…” (quando, por qualquer razão, não se quer que motores de pesquisa como o da Google encontrem o blogue: como o trabalho será feito num servidor local, isto não terá importância).
- Tocar em Instalar WordPress… e já está!
- É convidado a começar a usar. Aceitando o convite, clicar em Iniciar sessão, para ir para a janela de login. Escrever o nome de utilizador e a senha antes escolhidos… e entrar no Painel do nosso novo blogue. No nosso computador, no nosso servidor local!
- Tarefa concluída!?
- Para ver como se apresenta o blogue, utilizando o navegador da Web, entrar em http://localhost/wordpress/.
- De momento, não será um vencedor em concursos de sites, mas… é o ponto de partida — torná-lo bonito (e com conteúdo) será trabalho futuro. No painel do novo sítio/blogue, encontram-se diversas opções e funcionalidades, para explorar o potencial do WordPress.
Recorde isto:
- Não vai continuar (para já) nestes trabalhos? no painel de controlo do XAMPP, toque nos botões Stop de Apache e MySQL, para os parar.
- Para fazer o que quer que seja, antes do mais, tem de “correr” Apache e MySQL. Pode fazê-lo no painel do XAMPP, como fez antes: clicando nos respetivos Start (para os parar, em Stop).
- Ficou a saber como se acede ao painel de controlo do XAMPP. Para facilitar o acesso, criei um ficheiro bash com o nome lampp_start.sh (escolha o seu), com este conteúdo:
#!bin/sh
sudo /opt/lampp/manager-linux-x64.run [para sistema de 64 bit; ou sudo /opt/lampp/manager-linux.run para o sistema de 32 bit]
Salvei o arquivo e dei permissão de execução com o seguinte comando no terminal:
chmod +x lampp_start.sh
Agora, com um duplo clique no nome do ficheiro acedo ao XAMPP. - Supondo os exemplos que aqui utilizei, o endereço que mostra o novo blogue é este: http://localhost/wordpress/ (adapte o endereço ao seu caso).
- Para iniciar sessão (e depois escrever textos, alterar configurações, etc.) no novo blogue, e ainda considerando os exemplos anteriores, o endereço é http://localhost/wordpress/wp-login.php (adapte ao seu caso).
Para concluir…
||| Os textos (em espanhol) Cómo instalar un servidor local con XAMPP, ¿Cómo instalar un Servidor Local?, Instalación y uso de XAMPP en Windows e Instalar WordPress en un Servidor Local são exemplos das muitas ajudas que se podem encontrar na Internet para a instalação e utilização do XAMPP/servidor local e do WordPress.
||| N’O meu baú há alguns recursos para quem é novato nestas andanças do WordPress. Por exemplo,
- escrever um artigo novo no WordPress: como criar um artigo novo de um blogue hospedado em http://wordpress.com — mas perfeitamente adaptável aqui.
- como fazer um backup do blogue (também em servidor remoto).
||| Os dois serviços mais usados para a criação de blogues são o WordPress e o Blogger (da Google). Saiba aqui como criar gratuitamente (num servidor remoto) um blogue em ambos.