Dicas: aumentar a duração da bateria

Todos os smartphones (uns, mais do que outros) têm uma tendenciazinha… para descarregar a bateria com facilidade. Porquê? Há bué de tarefas que um smartphone desempenha, mesmo quando o dono o deixa em paz: fica em permanente alerta em relação às antenas próximas, para manter a ligação telefónica; troca constantemente dados com o servidor de mensagens, tanto sms como email; procura as redes Wifi de que se possa servir; estando ativas funções como o bluetooth, procurará aparelhos com os quais possa ligar-se;… E lá se vai a bateria do aparelho…

01net-794

 

Baseado na revista 01 net nº 794 (20/março/2014), deixo alguns conselhos para aumentar a duração da bateria do smartphone:

  1. Ative o economizador de energia do aparelho, se este tiver a opção (procure nas definições): quando a bateria começar a ficar fraca, atuará sobre algumas funções — o processador trabalhará mais lentamente, diminuirá a luminosidade do ecrã,…
  2. Desligue todas as ligações que não estiver a (ou não precisar de) usar: Wifi, Dados móveis, Bluetooth, NFC… Em “emergência”, ligue-se à Net a baixa velocidade (rede 2G).
  3. Personalize a luminosidade do ecrã (a principal fonte de consumo de energia): quanto mais forte for a luminosidade, maior será o gasto da bateria — não é possível uma luminosidade mais fraca? Prefira um fundo de ecrã que não seja muito claro.
  4. Desative as funções de localização (de que não precise). Em Android: desligue o GPS; e (através de definições/mais/Serviços de localização) desselecione Aceder à minha localização.
  5. Não se esqueça de que, para além das tarefas visíveis, o telefone pode estar a correr outras aplicações “em segundo plano” — com gastos de bateria, claro. Toque durante alguns segundos o botão central Home, o que afixará a lista das aplicações abertas: remova as que deseja fechar (deslize os ícones para a esquerda). Vá ainda (através de definições/mais) ao Gestor de aplicações; procure a lista “A executar” (deslize as listas para a esquerda) e pare os processos que entender: por exemplo, “Actualização do software” ou “Dropbox” (que pode executar manualmente, quando precisar).
  6. Seja parcimonioso na utilização das notificações (que exigem uma ligação permanente do smartphone às redes). Em vez de ter constantemente ativo o serviço de verificação de novas mensagens de correio eletrónico, por exemplo, porquê não o fazer manualmente? Ou as notificações de algumas aplicações (não prescinde do Facebook?! está bem! 😉 e não há outras de que prescinda?).
    Vamos exemplificar com as contas do correio Google. Vá a definições / Contas: obtém a lista das várias contas sincronizadas (Gmail, Dropbox,…); selecione Google e, na janela seguinte, uma das contas: desselecione tudo (Sincronizar Agenda,…). Repita o processo para as restantes contas: a partir de agora, só receberá correio quando o procurar manualmente.
  7. Há aplicações Android para controlar/reduzir o consumo da bateria. JuiceDefender é uma das mais badaladas e eficazes.

Para concluir:

  • Aqui encontra informações (em espanhol) sobre outras aplicações para aumentar a duração da bateria.
  • Conselho final: ponha a hipótese de comprar uma bateria suplementar (conserve-a carregada, evidentemente).
  • Tem outras dicas que queira partilhar? por favor, deixe-as na caixa dos comentários.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top