Todos os smartphones (uns, mais do que outros) têm uma tendenciazinha… para descarregar a bateria com facilidade. Porquê? Há bué de tarefas que um smartphone desempenha, mesmo quando o dono o deixa em paz: fica em permanente alerta em relação às antenas próximas, para manter a ligação telefónica; troca constantemente dados com o servidor de mensagens, tanto sms como email; procura as redes Wifi de que se possa servir; estando ativas funções como o bluetooth, procurará aparelhos com os quais possa ligar-se;… E lá se vai a bateria do aparelho…
Baseado na revista 01 net nº 794 (20/março/2014), deixo alguns conselhos para aumentar a duração da bateria do smartphone:
- Ative o economizador de energia do aparelho, se este tiver a opção (procure nas definições): quando a bateria começar a ficar fraca, atuará sobre algumas funções — o processador trabalhará mais lentamente, diminuirá a luminosidade do ecrã,…
- Desligue todas as ligações que não estiver a (ou não precisar de) usar: Wifi, Dados móveis, Bluetooth, NFC… Em “emergência”, ligue-se à Net a baixa velocidade (rede 2G).
- Personalize a luminosidade do ecrã (a principal fonte de consumo de energia): quanto mais forte for a luminosidade, maior será o gasto da bateria — não é possível uma luminosidade mais fraca? Prefira um fundo de ecrã que não seja muito claro.
- Desative as funções de localização (de que não precise). Em Android: desligue o GPS; e (através de definições/mais/Serviços de localização) desselecione Aceder à minha localização.
- Não se esqueça de que, para além das tarefas visíveis, o telefone pode estar a correr outras aplicações “em segundo plano” — com gastos de bateria, claro. Toque durante alguns segundos o botão central Home, o que afixará a lista das aplicações abertas: remova as que deseja fechar (deslize os ícones para a esquerda). Vá ainda (através de definições/mais) ao Gestor de aplicações; procure a lista “A executar” (deslize as listas para a esquerda) e pare os processos que entender: por exemplo, “Actualização do software” ou “Dropbox” (que pode executar manualmente, quando precisar).
- Seja parcimonioso na utilização das notificações (que exigem uma ligação permanente do smartphone às redes). Em vez de ter constantemente ativo o serviço de verificação de novas mensagens de correio eletrónico, por exemplo, porquê não o fazer manualmente? Ou as notificações de algumas aplicações (não prescinde do Facebook?! está bem! 😉 e não há outras de que prescinda?).
Vamos exemplificar com as contas do correio Google. Vá a definições / Contas: obtém a lista das várias contas sincronizadas (Gmail, Dropbox,…); selecione Google e, na janela seguinte, uma das contas: desselecione tudo (Sincronizar Agenda,…). Repita o processo para as restantes contas: a partir de agora, só receberá correio quando o procurar manualmente. - Há aplicações Android para controlar/reduzir o consumo da bateria. JuiceDefender é uma das mais badaladas e eficazes.
Para concluir:
- Aqui encontra informações (em espanhol) sobre outras aplicações para aumentar a duração da bateria.
- Conselho final: ponha a hipótese de comprar uma bateria suplementar (conserve-a carregada, evidentemente).
- Tem outras dicas que queira partilhar? por favor, deixe-as na caixa dos comentários.