O melhor do Baú de 2014

Em inícios de 2015, divulgo o top dos artigos publicados durante o ano agora findo. Os seis mais (porquê seis? porque… porque sim 😉 ). Critério de “ordenação”: o número de vezes que foram lidos.

image

  1. top é encabeçado por Xerazade, o Rei e as Palavras (com 12.917 leituras).
    Do livro Sonhos Proibidos de Fatima Mernissi, explicação da origem do título da recolha de contos árabes As Mil e Uma Noites. A figura de Xerazade. O poder da(s) palavra(s).
  2. Publicado no mês de Abril, ECOS: 24. O fado segundo José Gomes Ferreira (lido 3.388 vezes) resume a opinião do escritor José Gomes Ferreira sobre a questão:
    Será o fad(unch)o, um miserando produto de baixíssimo sentimentalismo musical barato? Ou será, antes, a única criação viva e visível de certas camadas populares citadinas?
  3. A terceira posição é ocupada por um artigo técnico: como Recuperar ficheiros depois de formatar um disco — um tutorial sobre como trazer de volta ficheiros depois de ter criado partições num disco e o ter formatado.
  4. E, em quarto lugar, a filosofia — o texto Exame nacional de filosofia, 2014 (1ª fase): as 2 versões da prova e os critérios oficiais de classificação.
  5. O Facebook (que lidera o top de todos os artigos do Baú com o texto Dicas: mover fotos do Facebook de um álbum a outro, lido 74.343 vezes) está igualmente presente no top dos 6 mais de 2014: Controle o seu mural do Facebook responde ao problema:
    como controlar o que outros publicam no meu mural do Facebook, evitando que sejam publicadas nele “coisas” que preferia que não estivessem lá?
  6. Um blogue em Blogger ou WordPress, publicado em julho, explica como criar gratuitamente um blogue nos dois serviços mais usados para o efeito: o Blogger e o WordPress.

*****

A palavra, agora, fica do lado dos leitores: o que acham do textos referidos? acrescentariam mais algum? substituiriam algum deles por outro?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top