Recuperar ficheiros depois de formatar um disco

O problema:

Um dia destes, um amigo pediu-me que lhe reinstalasse o Windows. Como o disco não tinha partições, aproveitei para criar duas — uma para o sistema e os programas e outra, para os dados/ficheiros (fazer isto  é muito recomendável: quando se quiser formatar/reinstalar o Windows, basta formatar a primeira partição, ficando os dados intactos).

Depois de confirmar que o meu amigo tinha feito cópia dos dados, criei as partições, instalei o Windows… e tinha terminado a instalação do Office, quando ele me telefonou dizendo que, afinal, não tinha feito cópia de muitas fotografias nem de grande número de ficheiros criados com o Office, incluindo uns trabalhos de pós-gradução…

É possível, nestas condições, recuperar os ficheiros apagados? Sim, é possível: noutra ocasião, exporei as razões por que (e até que ponto) é possível; agora, direi como fiz.

Photorec

Como fiz:

  1. Utilizei o Linux (mais concretamente, o Ubuntu). Mas, se não tiver o Ubuntu instalado, não se preocupe! poderá correr o Ubuntu a partir de um dvd, sem qualquer alteração no seu disco. Para isso,
    • descarregue o Ubuntu daqui;
    • grave-o num DVD;
    • coloque o DVD no leitor e arranque/reinicie o computador a partir do DVD;
    • o processo restante é intuitivo: escolha a sua língua, a opção de experimentar o Ubuntu sem fazer nenhuma alteração no seu computador… e pronto!
    • Atenção: correndo a partir do DVD, o Ubuntu é bastante mais lento do que quando instalado no disco duro. Além disso, tenha em atenção que nada será guardado do que fizer (a não ser os ficheiros que guardar no disco).
  2. Os ficheiros que recuperar devem ser gravados num disco diferente do disco que contém os ficheiros apagados: eu usei um disco externo, onde criei a pasta selec: aqui, para mais fácil organização, guardarei os ficheiros recuperados; mas pode ser uma pen — com capacidade suficiente, claro…
  3. Instalei TestDisk: no terminal (abra o terminal com Ctrl+Alt+T), escreve-se (sem aspas) “sudo apt-get install testdisk” (escreva a palavra-passe; não faça caso se, ao escrever, a não vir!).
  4. Para a recuperação,
    • ainda no terminal, escrevi o comando (sem aspas) “photorec” (ou “sudo photorec”). Abre-se um programa com uma interface estranha, para quem nunca o usou; mas… não se assuste! 😉
    • usando as setas do teclado, selecionei o disco duro onde estavam os ficheiros a recuperar e pressionei Enter  [equivalente a Proceed];
    • depois, teria que escolher a partição onde estavam os ficheiros perdidos; como queria uma pesquisa no disco todo (o disco como estava antes de criar as partições), optei por No partition… [Whole disk] (mais uma vez, use as setas para cima/baixo). Mantive-me neste ecrã, para…
    • escolher o(s) tipo(s) de arquivo a recuperar: com as teclas de setas “esquerda”/”direita”,  selecionei [File Opt] e… Enter;
    • em princípio, estão selecionados todos os tipos de ficheiros; como apenas queria recuperar os ficheiros doc (documentos do Microsoft Office: .doc, .xls,…) e os jpeg (as fotografias), desmarquei a seleção de todos os ficheiros (premindo “s”) e marquei apenas aqueles dois tipos de ficheiros: quando um deles estiver marcado pela barra de seleção, toque a barra de espaços do teclado para alternar entre marcar e desmarcar.
      (Faça a sua escolha, tendo em conta que, quantos mais selecionar, mais o processo demorará). Para avançar, pressionei “b” e, depois, Enter e novamente Enter;
    • com as setas para a direita/esquerda, desloquei a seleção para [Search] e premi Enter;
    • finalmente!, 😉 escolhi onde guardar os ficheiros (no meu caso, a pasta “selec” do disco externo).
      [Para quem não está habituado ao Linux, a identificação dos discos pode criar algumas dúvidas: use “manhas” como o nome do disco (no meu caso, tinha-lhe dado o nome de Emergencia) ou a capacidade (se os discos tiverem capacidade diferente)… Mova-se para “cima”, na “árvore” dos discos, selecionando a linha que termina com “..” e premindo Enter; ou para “baixo”, selecionando o disco/partição/pasta/… e premindo Enter];
    • escolhida a pasta de destino, premi “C”… e foi esperar (dependendo do tamanho do disco e de outros fatores, pode ser espera de algumas horas).

O número de ficheiros recuperados varia de acordo com diversas variáveis: eu recuperei mais de 5.600 ficheiros. No final, começa outra “façanha”: muitos ficheiros não têm nome sugestivo, pelo que é preciso abrir um a um. 🙁 Além disso, alguns ficheiros são… lixo. Mas esta trabalheira é… o preço que se paga pelas… aselhices. ;-).

. Esta trabalheira pode ser necessária em múltiplas circunstâncias. Por exemplo: tira uma pen (ou um cartão sd) sem ser em modo segurança: o cartão pode ficar danificado de tal modo que a única solução seja formatá-lo — e, depois, recuperar os ficheiros apagados com a formatação.

. Muito importante: quando tiver algum “desastre” (apagar ficheiros inadvertidamente, formatar um disco sem querer,… não guarde mais nada nesse disco/pen… Quanto mais escrever nele, menos hipótese tem de recuperar ficheiros apagados.

. Tem aqui um “tutorial” PhotoRec passo a passo.

. O texto (em espanhol) Recuperar archivos después de formatear un disco duro ensina como recuperar os ficheiros com uma outra ferramenta: o Foremost.

. O texto (em inglês) Recover Data Like a Forensics Expert Using an Ubuntu Live CD trata também da recuperação de ficheiros.

1 thought on “Recuperar ficheiros depois de formatar um disco”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top