Esta é a capa do número 23 de Filosofía Hoy, cujo destaque maior é a pergunta Existe a sorte?
No (pequeno) dossiê interior dedicado ao assunto, apresentam-se alguns conceitos relacionados:
- Probabilidade: é a característica de um evento que faz com que existam razões para acreditar que este se realizará. É o conceito matemático fundamental usado para entender a aleatoriedade. Apenas é afetada por relações causais confirmadas.
- Aleatoriedade: é a carência de propósito, causa ou ordem: um experimento aleatório é aquele que, sob o mesmo conjunto aparente de condições iniciais, pode apresentar resultados diferentes. Ou seja, o resultado de qualquer acontecimento aleatório não pode ser determinado, em qualquer caso, antes que este se produza.
- Imprevisibilidade: os sistemas caóticos são imprevisíveis na prática devido à sua extrema dependência das condições iniciais. Para algumas filosofias, no universo não há aleatoriedade, mas apenas imprevisibilidade.
- Sistema determinista: nele, tudo tem uma causa; nada acontece nele sem uma causa; nada pode existir ou deixar de existir sem ela. A causa representa, no processo universal da mudança, o momento anterior no tempo; o efeito é a sequência imediata posterior que acusa todas as propriedades contidas na causa. O princípio da causalidade apenas tem valor aplicado à experiência, aplicado a objetos dos quais temos impressões e, portanto, só tem valor aplicado ao passado, dado que dos fenómenos que possam ocorrer no futuro não temos qualquer impressão.
Agora, é a vez do leitor: (existindo), o que é a sorte? e existe?