Segue-se a indicação de alguns elementos a quem queira introduzir-se no tema do aconselhamento filosófico, mais especificamente…
Aconselhamento filosófico e felicidade
- Sítio web do Gabinete PROJECT@:
Este é o espaço do Gabinete PROJECT@, que é uma organização sem personalidade jurídica, que pretende divulgar e dinamizar o aconselhamento filosófico em Portugal. Publicamos textos sobre a área, resultado da pesquisa realizada, para tornar acessível ao grande público as ideias e os métodos dos autores, assim como a sua história; publicamos também as atividades que vamos desenvolvendo, quer em Portugal, quer noutros países, quando somos convidados para conferências, cursos, etc. Por exemplo, no próximo dia 16 de novembro vamos estar num colégio em Loures, para participar nas atividades comemorativas do Dia Mundial da Filosofia (UNESCO). Na passada semana, dei uma entrevista ao Jornal Público, sobre o tema, e que irá ser publicada nesse dia.
Neste espaço web pode ainda encontrar o nosso canal de youtube, onde poderá ter acesso a vídeos das nossas atividades em escolas, universidades, assim como algumas entrevistas na televisão e na rádio. Um exemplo que pode ser interessante é poder assistir a consultas ao vivo e ficar com uma ideia de como se processa a dimensão metodológica da consulta de aconselhamento filosófico.
- Mais Platão, menos Prozac, de Lou Marinoff
Descobri este livro em 2003, quando uma amiga que estava em sofrimento, me levou até à rádio onde eu colaborava na altura. Foi muito bom saber que nos EUA existia uma associação que organizava cursos de formação especializada para licenciados em filosofia. Vi ali uma saída profissional alternativa para os filósofos portugueses, que existiam aos milhares no desemprego e, também, para aqueles que tinham emprego precário na área da educação secundária e superior.
O livro explica muito bem o que é o aconselhamento filosófico, compara-o com outras áreas e cita autores que trabalharam a dimensão prática da filosofia. Existem referências muito interessantes à história da filosofia, com maior incidência na antiguidade, em que os filósofos viviam de forma coerente, numa harmonia quase perfeita entre a teoria e a prática, ou seja, entre a sua visão do mundo e o quotidiano.
O livro tem também uma lista de profissionais que realizaram o curso com Lou Marinoff e oferecem serviços de aconselhamento filosófico, não apenas nos EUA, mas também noutros países do mundo. Aliás, essa informação também se encontra disponível no site: www.appa.edu.
Interessante ainda foi ler os casos, ou seja, as histórias das pessoas que consultaram Lou Marinoff. Ele explica a situação da pessoa (alterando os dados, para não termos acesso à sua identidade real), a dimensão filosófica dos problemas e depois o método (PEACE) que utilizou para ajudar a pessoa, fazendo, ao mesmo tempo, referências a vários filósofos, que foram úteis para a pessoa.
- Idea y Proyecto. La Arquitectura de la Vida, de Jorge Humberto Dias e José Barrientos Rastrojo
Este livro foi publicado em conjunto com o meu colega e amigo José Barrientos. Não é muito comum os filósofos escreverem livros e artigos em conjunto. Noutras áreas é muito utilizado. Por exemplo, em psicologia e sociologia, chegamos a encontrar artigos escritos por 4 (co)autores.
Esta nossa ideia nasceu de várias atividades e projetos em conjunto, onde começámos a perceber que havia uma grande complementaridade entre as nossas ideias, apesar de algumas diferenças. Eu defendia mais a felicidade como objetivo da vida e das consultas de aconselhamento filosófico, enquanto que Barrientos defendia mais a verdade como objetivo das consultas de aconselhamento filosófico. No final, depois de terminarmos o livro, ficámos com uma ideia bastante interessante para as consultas, a saber, que as pessoas poderiam beneficiar bastante se utilizássemos os dois métodos. E porquê? Porque Sponville elaborou um pequeno esquema onde é possível articular felicidade e verdade, ou seja, a sua proposta é caminhar para a felicidade através da verdade. Simplificando.
Naturalmente, também publicámos alguns dos nossos casos-de-consulta, pois é quase uma obrigação num livro de aconselhamento filosófico, no sentido de mostrarmos, não apenas a parte prática, mas também de promover o debate entre colegas. Só é possível melhorar o nosso trabalho na consulta quando expomos o que fizemos e nos sujeitamos à avaliação dos pares. Em conjunto aprendemos mais e podemos ir mais longe.
[texto de Jorge Humberto Dias, escrito para O meu Baú. O autor é Doutorado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa com título de doutor europeu pela Universidade de Sevilha (Espanha), com uma tese sobre Julián Marías, Felicidade e Consultoria Filosófica; frequentou o curso de Philosophical Counselling, ministrado em Londres (Inglaterra) por Tim Lebon, Antonia Maccaro e David Arnaud na Society for Philosophy in Practice.
É diretor do Gabinete PROJECT@ – Serviços de Consultas Filosóficas; professor de Filosofia Aplicada ao Ator na AMA/Universidade Lusófona; ex-presidente da Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico (2004-2008).
Esta é a quarta publicação de uma série pensada para quem decida entrar em determinadas áreas: da filosofia, da música, da história… A terceira, sobre Filosofia da Música, é de Vítor Guerreiro. A série continua…]