Free improv jazz: discos marcantes

Free improv jazz [nota prévia]

Esta é uma primeira publicação de três, sobre música, que o meu amigo Nuno Martins escreveu, a meu pedido. Começa pela tipologia de música free improv jazz:

Seguem alguns dos discos que mais me marcaram musicalmente, Se alguns são indiscutíveis, os mesmos e outros poderiam ser sempre discutidos. Não há absolutos, e não são nenhum top. Tudo resultou de uma escolha de memória no tempo e no espaço atual. Noutra altura, muito provavelmente, surgiriam outros. A ordem é absolutamente cronológica.

[texto de Nuno Martins. O autor é fotógrafo com experiência e prática freelance, e uma longínqua passagem pela formação do Instituto Português de Fotografia. Para além de projetos exploratórios, em desenvolvimento no presente, tem vindo a documentar a cena lisboeta de músicas livres, não-idiomáticas, improvisadas, e criativas nas fronteiras do jazz e do rock, há mais de 15 anos. Coopera com diversos coletivos, galerias de arte, entidades e instituições públicas e privadas, imprensa, editoras e músicos, tendo vários trabalhos publicados em Portugal e no estrangeiro. Mais informação, em www.nmartins.com.

Esta é a sexta publicação de uma série pensada para quem decida entrar em determinadas áreas: da filosofia, da música, da história… A quinta, Dez motivos para ler cinema, é de A. Valdemar Oliveira]

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top