SONS # 14 10.000 cantam Beethoven

A seguir, uma interpretação grandiosa do final da 9ª Sinfonia de Beethoven, uma das obras mais emblemáticas da música clássica (e não só) ocidental.

beethoven

No quarto andamento dessa sinfonia, a orquestra e as vozes unem-se para festejar, através da Ode à alegria de Schiller, a fraternidade universal. Depois duma terrível dissonância inicial e o anúncio da voz, através de recitativo interpretado por violoncelos e contrabaixos, depois da evocação dos três andamentos anteriores, o hino vai invadindo progressivamente todo o andamento. A sua estrutura é “uma das mais complexas jamais realizadas por Beethoven. Isso, porque o final obedece à forma sonata e à da variação, e retoma o plano de 4 andamentos da sinfonia (allegro, scherzo, andante, final). Assim o allegro do final expõe a toda a orquestra, depois às vozes, o tema do hino, e leva a um scherzo militar com música turca. Depois um andamento expõe um 2º tema que a conclusão do final mistura em seguida ao do hino numa dupla fuga triunfante, precedendo a agitação desenfreada com a qual a obra termina” (SOLEIL, Jean-Jacques.; LELONG, Guy. As obras-chave da música. Lisboa: Editora Pergaminho, 1991, p. 148)

Convido-o, então, a ouvir Beethoven cantado por 10000 pessoas:

***

|| Heroico Beethoven: um texto sobre “adaptações ligeiras” do compositor (designadamente, da Nona); Beethoven e os ideais da Revolução Francesa: o caso da Terceira Sinfonia.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to Top