Início » Tecnologia

Como recuperar o IMEI de um smartphone

Quero crer que, da leitura do texto IMEI: o que é; a sua importância, terá ficado claro o conceito de IMEI, bem como a sua importância nos telemóveis: telemóvel com um IMEI inválido (sem IMEI) não faz/recebe chamadas nem envia/recebe sms… Para quem não mexe no sistema, não é fácil chegar a esta situação; mas ela pode acontecer. Quando se percorre a Web, sobretudo os foros de discussão, sente-se com frequência a aflição de quem lá chegou… após instalar outra rom, por exemplo. Aconteceu-me a mim, já mais de uma vez, ao alterar a rom de um Lenovo A806 e de um LG L7. Ficará a seguir registo da minha experiência, esperando que possa aproveitar a alguém que queira recuperar o IMEI de um smartphone e sendo que

  • me mantenho nos que funcionam com Android;
  • as notas seguintes dizem respeito ao Lenovo A806 e, em princípio, a todo os equipamentos com processadores MediaTek, (o do A806 é o MTK6592). Havendo interessados, posso “revelar” como resolvi o problema do L7.

Como recuperar o IMEI[imagem copiada daqui]

Prevenir desastres…

  1. Nunca é demais insistir nesta ideia: na informática, a regra fundamental é fazer cópia (backup). Cópia dos contactos, do sistema, das fotos,… Sobretudo quando fizer alterações/atualizações do sistema. Tendo uma cópia, quando algo corre mal, é muito fácil voltar atrás, ao ponto em que as coisas funcionavam. Isto vale igualmente para o IMEI: ter cópia dele facilita muito a solução.
  2. Para realizar muitas das alterações requeridas nestas situações, é indispensável ter o telemóvel rooteado e um recovery instalado. Se não faz ideia do que isso seja, creio que encontrará neste blogue informações sobre o assunto; por exemplo, os textos Rootear o L7 da LG ou Dicas: “rootear” um tablet. Ou ainda Como instalar um recovery no Lenovo A806.
  3. Além disso, há uma ferramenta de grande importância nestes problemas do IMEI, bem como noutras trapalhadas mais comuns: Mobileuncle mtk tools, que se instala a partir da Google Play Store. Com ela podemos fazer uma primeira tentativa de solucionar o problema.
    • Inicie o Mobileuncle (com permissões de Superuser, que conseguiu quando rooteou o equipamento). Note que há uma opção  [IMEI Backup Restore (MTK)] para fazer cópia do IMEI e depois recuperá-la. Obviamente, este processo apenas funciona quando a cópia é feita antes da perda; vou supor que essa cópia não foi feita, para preferir outros modos de recuperação (até porque não testei este modo).
    • Toque, sucessivamente, as seguintes opções: Engineer ModeEngineer Mode (MTK); separador Connectivity; CDS Information; Radio Information; Phone 1 (no caso de um telemóvel com dois cartões (dual sim), repetirá o processo, a partir daqui, para o Phone 2).
    • Se o ecrã seguinte lhe criar alguma confusão, não se assuste! ;-). Será algo semelhante a esta imagem (que copiei daqui):Como recuperar o IMEI de um smartphone
    • À frente de AT+ escreva EGMR=1,7 (ou EGMR=1,10 no caso do Phone 2). Aparecerão automaticamente umas aspas; entre elas, escreva o IMEI. Toque Send At Comand.
    • Ao reiniciar o telemóvel, deveria ter novamente o IMEI. Verifique se assim é, digitando *#06# (como se estivesse a fazer uma chamada). Apareceu o(s) IMEI (s)?
    • Eu confesso que não o consegui com este método (mas com o seguinte); apesar disso, deixo-lho aqui, para o caso de resultar consigo.

Para recuperar o IMEI…

…sem cópia prévia, eu fiz assim, com resultado:

  1. É indispensável ter aceso root: se necessário, veja as indicações anteriores sobre como o conseguir.
  2. O ficheiro que armazena o IMEI (MP0B_001) encontra-se em “\data\NVRAM\md5\NVRAM\NVD_IMEI\MP0B_001”. Está encriptado, pelo que o ficheiro terá que ser gerado com um programa específico. Neste ficheiro está esse programa; descarregue o ficheiro, descompacte-o e abra o programa Imei gen.exe.
  3. Não se preocupe com a gatafunhada que lhe aparece numa pequena janela. Prima a tecla Y e depois Enter. A seguir, escreva o IMEI e dê novamente Enter. Repita para o segundo IMEI (escreva o número anterior, se o seu telemóvel só tiver um).
  4. Na pasta do programa que usou tem agora um ficheiro (encriptado): IMEI.bak. Copie-o para a pasta “\data\NVRAM\md5\NVRAM\NVD_IMEI\”; nessa pasta, renomeie os ficheiros: comece por mudar o nome do antigo, de modo a que o agora gerado (que vai substituir o anterior) fique com o nome MP0B_001. Para fazer estas operações, eu usei a aplicação ES File Explorer, ativando Explorador Root (deslize o dedo da margem esquerda do telemóvel para a direita, de modo a aparecer um painel onde está essa opção, no grupo das Ferramentas. Se não ativar essa opção, não verá todas as pastas/ficheiros).
  5. Reinicie o telemóvel e… há de ter de novo o IMEI.

*****

  • A solução, encontrei-a a partir daqui.
  • Algo ficou pouco claro? deseja acrescentar algum contributo? fazer alguma correção? deixar algumaapreciação? Por favor, use a caixa de comentários. Obrigado.

 

Tags: ,

2 Comentários »

Deixe um comentário!

Escreva o seu comentário a seguir, ou o trackback do seu próprio sítio da Web.

Respeite a netiqueta e o assunto em discussão. Ativámos a moderação de comentários para filtrar o spam; por isso, o seu comentário pode levar algum tempo a ser publicado.

Pode usar estas etiquetas:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blogue utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie-o em Gravatar.